VITTORE CARPACCIO I
BIOGRAFIA
VIDA
Pintor italiano,
Vittore Carpaccio nasceu em Veneza, c. 1465, onde faleceu em 1525 ou 1526.
Pouco se sabe sobre a sua vida. Suas atividades são conhecidas a partir de
1486, quando há o registro de suas primeiras obras.
OBRA
A influência mais
atuante em Carpaccio foi a de Giovanni Bellini. Entretanto, seu estilo, de
um pitoresco realista nos pormenores, é diferente. Um dos seus mais
famosos trabalhos é o ciclo de nove pinturas em têmpera, contando a Lenda
de Santa Úrsula - Galleria dell Accademia, Veneza - feito
sob encomenda da confraria de Santa Úrsula, entre 1490 e 1495. São cenas
variadas e fiéis nos pormenores, que relatam a vida luxuosa e pitoresca da
Veneza extremamente rica e sofisticada do século XV: seus canais, suas
festas pomposas, sua arquitetura romântica e bizantina, seus costumes
latinos e orientais.
A pintura de Carpaccio
mantém a mesma qualidade até cerca de 1510, quando sua arte começa a
declinar pela repetição dos mesmos temas e dos mesmos processos técnicos.
Sua obra, abundante, foi feita em colaboração com vários discípulos, e
artistas da categoria de Giovanni Bellini, juntamente com quem chegou a
assinar alguns trabalhos de pequena dimensão, como a Madona
-Stadelsches Kunstinstitut, Frankfurt- e os Dois Santos
-Museo Civico, Vicenza-.
Sob encomenda da
confraria de San Giovanni Battista, tendo como
colaborador Giovanni Bellini, Carpaccio começa -1496- uma série de
pequenos quadros em têmpera que relata, como uma historieta em quadrinhos,
os episódios que se seguiram a uma Profanação da hóstia. As cenas se
passam em ambientes venezianos, no interior de casas e ao ar livre, em
cores vivas, sem levar em consideração a perspectiva linear e a proporção
existente entre os personagens e o ambiente. Sua visão sintetiza o espaço,
o tempo e a ação, em imagens globais.
Entre 1502 e 1507,
Carpaccio pintou outra série de temas religiosos, à maneira dos antigos
iluministas, mas levando em conta as conquistas realistas da Renascença.
Esse trabalho lhe fora encomendado pela comunidade dálmata de Veneza,
San Giorgio degli Schiavoni. São nove episódios que começam com o
Apelo a Mateus e terminam com o de Santo Agostinho estudando -Academia de
Belas-Artes, Veneza-. Nessa série revela sentimento menos lírico e
narrativo e mais interesse pelo conteúdo dramático das
cenas.
Uma de suas telas mais
famosas tem o nome de -Duas cortesãs - Academia de Belas-Artes, Veneza -
ao que tudo indica pormenor de um grande painel que descrevia
minuciosamente o luxo requintado de um grande palácio veneziano. Entre
suas obras mais citadas está a Meditação de Cristo, de um dramatismo
expressionista que o aproxima do misticismo gótico, mais do que do
idealismo renascentista da Itália.
Veneza, Itália - Ponte dos
Suspiros
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Retrato de um cavaleiro,
1510 |
A fuga para o Egito,
1500 |
Os peregrinos encontram o Papa,
1491-93 |
O apedrejamento de Santo Estêvão,
1520 |
O batismo dos selenitas,
1507 |
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