Paolo Veronese, self-portrait  1575
 
 

PAOLO VERONESE

(1528-1588)

 

Paolo Veronese, pintor italiano renascentista, foi um dos maiores mestres da escola veneziana. Usando primitivamente o nome de Paolo Caliari, passou a ser chamado de Veronese, gentílico de sua cidade natal, Verona, onde aprendeu a pintar com Antonio Badile, um hábil expoente da tradição conservadora local,  tradição essa que permaneceu fundamental para o estilo de Veronese ao longo da sua carreira, mesmo depois que se mudou para Veneza em 1553.

 

Primeiros trabalhos

Os pintores de Verona, entre 1510 e 1540,  preferiam formas sólidas e uniformes, com imagens convencionais  e  inflexões tonais fortes nos  contrastes.  Veronese combinava estes elementos do estilo da Alta Renascença local com os elementos maneiristas, incluindo esquemas de composição complexos, em que muitas vezes empregava a perspectiva de baixo para cima e imagens como as  de Michelangelo, em poses escorçadas ou contorcidas. O amálgama resultante foi manejado com extrema competência na "Tentação de Santo Antônio", feito para a Catedral de Mantua em 1552 (Museu de Belas Artes, Caen, França), e nas pinturas do teto para o Palácio Ducal, Veneza (1553-54).

 

Maturidade

A primeira fase da maturidade artística de Veronese, (1555-65) é bem representada por suas numerosas telas para a Igreja de São Sebastião, em Veneza. Seu entrelaçamento de matizes brilhantes e luminosos, são recursos de contraste mais centrados na tradição de Verona do que na harmonia de tons de Veneza. Suas impressionantes composições  muitas vezes revestem-se de vários níveis e perspectivas dramaticamente crescentes, especialmente eficaz na pintura de tetos. É deste período que surge a decoração de afrescos de Veronese (c. 1561) da Villa Barbaro, em Maser, a única a sobreviver desse ciclo. Nesse trabalho ele ampliou a arquitetura existente da Villa (1555-59) construida por Andrea Palladio, com uma visão ilusória e povoou essa ilusão com personagens mitológicos e ficcionais  com figuras humanas equivalentes aos habitantes reais do lugar.

O interesse crescente de Veronese por arquitetura cenográfica, parcialmente inspirada pelos elementos arquitetônicos usados por  contemporâneos como Palladio, e parcialmente por  cenários de teatro da mesma época, é muitíssimo evidente no imenso "Bodas de Caná" (1562-63, Museu do Louvre, Paris), virtualmente um panorama citadino com imagens eventuais.  Esse trabalho iniciou uma série de pintura de festas bíblicas, nas quais Veronese representou a opulenta vida de Veneza, onde retratos reais são incluídos.

O trabalho de Veronese em plena maturidade, (de 1565 a 1580), é marcado por composições mais clássicas, sóbrias, até mesmo de maior contenção no uso de tons, mas ainda mais harmonia nos efeitos luminosos e coloridos. Esse estilo de resplendor é modulado ocasionalmente para uma tonalidade mais reduzida, ( "A Crucificação", c. 1572, Museu do Louvre). Tais pinturas, nas quais aparece um novo compromisso emocional  com o assunto abordado, multiplicaram-se no fim de sua carreira. Por volta de 1583, crepúsculos luminosos normalmente tomaram o lugar do esplendor do meio-dia, e a festividade foi substituída pela  circunspecção. A "Pietá" enluarada (c. 1585, Hermitage, São Petersburgo) é um exemplo perfeito. É deste período, contudo, que vem o mais impressionante dos seus tetos, "O Triunfo de Veneza", no Palácio Ducal:  Veneza, personificada, flutua sobre nuvens a meio caminho numa construção muito elevada, com elementos arquitetônicos em dois níveis, repleta de figuras humanas, tudo visto de um ângulo mais baixo, numa perspectiva ascendente a um céu azul safira.  

Veronese morreu em Veneza em 9 de abril de 1588. Embora extremamente bem sucedido, sua influência imediata foi pequena. Entretanto, para o pintor flamengo barroco Peter Paul Rubens, e para os pintores venezianos do século 18, especialmente Giovanni Battista Tiepolo,  a habilidade de Veronese no uso da cor e perspectiva proveram um indispensável ponto de partida.

Fonte:  Microsoft® Encarta 1997

 

 
 
 
 
The Finding of Moses, approx. 1570-75
 
 
Lucretia Stabbing Herself, 1583-84 - Art History Museum, Vienna
 
 
 
Mars and Venus United by Love, c.1570 -
Metropolitan Museum of Art, Manhattan, New York, USA
 
 
St John, the Baptist, Preaching, c.1560 Galleria Borghese, Rome, Italy
 
 
The Marriage of St Catherine c.1575 - Gallerie dell'Accademia, Venice, Italy
 
 
The Wife of Zebedee Interceding with Christ over her Sons, detail 1 
 Burghley House at Stamford, England
 
 
Fundo Musical:
Gavotte
Domenico Scarlatti, 1685-1757
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
 
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